Sistema de GPS

O sistema de GPS está em toda a frota de ônibus de Porto Alegre. Com a nova tecnologia é possível ter informações sobre linhas e itinerários e ainda acompanhar, em tempo real, a previsão de chegada do seu ônibus.

Como fazer para acessar a novidade

Para acessar a funcionalidade, basta baixar ou atualizar o aplicativo do cartão TRI e clicar na função GPS. Fazendo isso, você será direcionado para a ferramenta Cittamobi, onde poderá aproveitar todos os recursos da tecnologia.

 

Como saber quais linhas passam na minha parada e em que horário

Ao selecionar o mapa do app, ele já indica onde você está. Clicando no ponto de parada, o aplicativo mostra quais linhas passam no ponto e em que horário, além de mostrar se o veículo tem ar-condicionado e acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. É preciso considerar, apenas, que a previsão de chegada do coletivo pode ter variações de minutos, recebendo atualizações contínuas conforme as condições de trânsito do momento.

Marcando a linha desejada, é possível programar a viagem para que o próprio app avise em que parada você tem que descer. Mas para isso, é preciso estar com o aviso de notificações ativado, tanto no app quanto no telefone.

 

Como consultar linhas e itinerários

Para buscar linhas e itinerários basta clicar no recurso “Buscar Linha”. Colocando o número ou o nome da linha, você tem informações de todo o trajeto e dos próximos horários, conforme o ponto em que você está.

 

Como saber que linha utilizar para chegar ao meu destino

Ao selecionar a opção “Traçar Rota” você coloca o ponto de origem e de destino e o aplicativo mostra as opções que você tem. Ele indica se precisa utilizar um ou mais ônibus, quais linhas são, quanto tempo irá levar e inclusive a distância que precisará percorrer a pé.

 

Como eleger paradas e linhas favoritas

Para agilizar e otimizar o uso do aplicativo, elegendo linhas e paradas favoritas, basta clicar na estrela que fica no menu superior da tela.

 

Como reportar algum incidente

Você pode reportar algum incidente envolvendo linha, veículo ou parada de ônibus. Para isso, é só clicar nos três pontinhos que ficam no menu superior da tela.

 

Como obter um passo a passo do uso do aplicativo

Para acessar o tutorial do app Clique aqui

Para acessar as perguntas frequentes Clique aqui

Para assistir um vídeo sobre como utilizar o app Clique aqui