Cartão TRI Passaporte de Isenção

O cartão TRI Passaporte de Isenção e o cartão TRI Acompanhante de Isenção são aceitos em todos os ônibus de Porto Alegre.

No caso do idoso, para utilizar o cartão no trem é preciso ter 65 anos ou mais. 

  • Conforme o Decreto n° 21.406 (Lei 12.944/21), o cartão TRI de isenção é destinado aos seguintes públicos:

– Pessoas com 65 anos ou mais.

– Pessoas portadoras de HIV e seus acompanhantes que tenham renda familiar de até R$ 6,6 mil. É preciso residir em Porto Alegre.

– Pessoas com deficiência permanente física, visual, auditiva e mental e seus acompanhantes que tenham renda familiar de até R$ 6,6 mil (é necessário ter cadastro regular e atualizado junto à entidade representativa, com inscrição no CadÚnico). É preciso residir em Porto Alegre.

– Crianças e adolescentes e acompanhantes assistidos pelos programas de desenvolvimento social com renda familiar per capita de até R$ 1.650. É preciso residir em Porto Alegre.

– Soldados da Brigada Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul na ativa.

 

Como solicitar o cartão TRI para idoso

É preciso ter idade igual ou superior a 65 anos e fazer a solicitação no Posto Integrado TRI Terminal Triângulo (av. Assis Brasil, 4320, de segunda a sexta, das 8h às 17h30) ou no Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS ( Av. João Pessoa, 1105, de segunda a sexta, das 9h às 16h).

Documentos:

  • CPF
  • Carteira de Identidade

 

Para pedidos online, entrar em contato com a EPTC no e-mail triidoso@eptc.prefpoa.com.br.

 

Como solicitar o cartão TRI para pessoas com deficiência

É necessário entrar em contato com a sua entidade representativa. Para informações sobre as entidades acesse https://prefeitura.poa.br/isencoes-transporte

 A validade do benefício é de 18 meses. Após, é preciso realizar a renovação.

 

Renovação do cartão TRI para pessoas com deficiência e seus acompanhantes

A renovação deverá ser feita pelos beneficiários e seus eventuais acompanhantes. Para obter informações entre em contato com a EPTC através do e-mail tripcd@eptc.prefpoa.com.br ou acesse https://prefeitura.poa.br/isencoes-transporte

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI – (51) 3027.9959, das 8h às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 17h30 – para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir ao Posto Integrado TRI Terminal Triângulo (Av. Assis Brasil – terminal Triângulo – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30) ou à *Loja Unificada TRI e TEU (Largo Visconde do Cairú, n°10, térreo – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre (a taxa poderá ser paga em dinheiro ou por pix no momento da retirada do cartão). O prazo de entrega é de dois dias úteis.

 

 * A Loja Unificada Tri e Teu está fechada, por prazo indeterminado, devido aos alagamentos. Há um novo ponto de atendimento do TRI na av. João Pessoa, 1105, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

 

Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão – de isenção ou com desconto – com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.

 

Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.

 

Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Integrado TRI Terminal Triângulo (av. Assis Brasil, 4320, de segunda a sexta, das 8h às 17h30) para prestar esclarecimentos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Para os maiores de 18 anos é obrigatório o comparecimento. Em caso de bloqueio do cartão, o desbloqueio ocorre em 24h a partir da atualização cadastral.

Cartão TRI Acompanhante de Isenção

  • Este cartão é destinado a acompanhantes de pessoas com deficiência que possuem isenção da passagem e que não podem se locomover sozinhas.

 

Para informações de como obter esse cartão procure a entidade representativa do beneficiário.

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI – (51) 3027.9959, das 8h às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 17h30 – para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir ao Posto Integrado TRI Terminal Triângulo (Av. Assis Brasil – terminal Triângulo – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30) ou à *Loja Unificada TRI e TEU (Largo Visconde do Cairú, n°10, térreo – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre (a taxa poderá ser paga em dinheiro ou por pix no momento da retirada do cartão). O prazo de entrega é de dois dias úteis.

 

 * A Loja Unificada Tri e Teu está fechada, por prazo indeterminado, devido aos alagamentos. Há um novo ponto de atendimento do TRI na av. João Pessoa, 1105, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

 

Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão – de isenção ou com desconto – com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.

 

Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.

 

Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Integrado TRI Terminal Triângulo (av. Assis Brasil, 4320, de segunda a sexta, das 8h às 17h30) para prestar esclarecimentos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Para os maiores de 18 anos é obrigatório o comparecimento. Em caso de bloqueio do cartão, o desbloqueio ocorre em 24h a partir da atualização cadastral.